Criada por Álex Pina para o canal Antena 3 da Espanha, La Casa de Papel entrou em dezembro de 2017 no catálogo da Netflix e já ganhou milhares de fãs.
Para quem cresceu vendo novela mexicana, então, a série é maravilhosa: mistura drama, trapalhadas, romances e traições.
Oito ladrões, identificados por nomes de cidades, são coordenados pelo Professor para realizar aquele que deve ser o maior e mais perfeito assalto da história – na Casa Nacional da Moeda da Espanha, La Casa de Papel.
Curiosidade: a construção que vemos na série é do Conselho Superior de Investigações Científicas, que permitiu gravações aos finais de semana; a Casa da Moeda verdadeira não foi liberada, assim como as cédulas que vemos sendo impressas são somente de jornal.
Com certeza você já viu alguma foto dos assaltantes usando macacões vermelhos ou viu a foto de alguém vestido assim no carnaval. O texto de hoje é para destacar a importância desses macacões na história.
Quando todos os envolvidos no assalto, ladrões e reféns, são vestidos com macacões e máscaras iguais, a polícia fica de mãos atadas e não pode agir por não saber quem é quem.
Talvez essa seja a jogada mais inteligente do Professor, o detalhe que atrasa totalmente a ação dos policiais; se não fossem pelos uniformes a série provavelmente teria acabado na metade – e o que eles querem é exatamente ganhar tempo.
As máscaras usadas são do rosto de Salvador Dalí: importante pintor catalão surrealista.
Fazendo um paralelo com a obra de Dalí, o assalto é também surrealista: apesar de ter um tom quase bizarro, foi planejado com muitos detalhes.
As máscaras chegam a ser trocadas em um ponto da série, e os uniformes são importantes também para a queda do prestígio da polícia, reparem nisso, mas não estou aqui para dar spoiler, né?
A 2ª temporada fica disponível a partir do dia 6 de abril. Vem dar uma olhada nesse trailer e torcer pelos ladrões, não tem como não torcer por eles.
Comments